•  
 
 
 
 
 
Bacharelado em Engenharia Ambiental
 
Apresentação
 
 O Curso de Engenharia Ambiental  e Sanitária proporciona uma formação profissional em metodologias e tecnologias de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e gerenciamento de sistemas ambientais. Além disso, atende os requisitos necessários à quantificação e solução de impactos ambientais negativos por meio de projetos, de ações preventivas a esses impactos. Na sua concepção específica desenvolve uma matriz curricular diversificada e de natureza transversal no campo teórico e prático das ciências ambientais e humanas. Sustentabilidade é praticada em todas as disciplinas na busca permanente de um equilíbrio em todas as suas dimensões, notadamente a econômica, social e ecológica.

Objetivos
 
O nosso objetivo principal é formar profissional competente, com habilidades para equacionar as questões ambientais, de forma inovadora e criativa por meio de ações que visam preservar e melhorar a qualidade ambiental, socialmente justas e ecologicamente corretas.

O curso na Instituição (Diferenciais)
 
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é composto por Professores, Mestres e Doutores; Estrutura curricular moderna e atualizada; Atividades práticas desde o início do curso; Projeto Pedagógico diferenciado que valoriza o desenvolvimento de Projetos Temáticos. Ações de curto e longo prazo envolvem os alunos na criação, no planejamento e desenvolvimento de projetos multidisciplinares de abrangência interna e externa; Visitas técnicas e parcerias com empresas da região; Biblioteca especializada, videoteca com amplo acervo, laboratório de informática equipados; Programa de Iniciação Científica; Atualização constante por meio de Ciclo de Estudos, Seminários e Palestras; Programa de Orientação ao Estudante, Curso de Libras, Idiomas.

Principais Disciplinas
 
 As disciplinas básicas são fortemente embasadas em matemática, física, química, biologia e informática. No decorrer do curso são oferecidos conteúdos sobre tratamento de água e de esgoto, gestão ambiental, controle de poluição atmosférica, técnicas analíticas, gestão ambiental, entre outros. Nos últimos semestres são realizados estágio supervisionado em empresa e projeto de conclusão de curso.
Mercado de trabalho/Atuação profissional
O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental e Sanitário encontra-se em expansão em função do aumento da consciência ambiental, das pressões legais, das exigências de mercado e de preocupações nacionais e internacionais. O mercado potencial inclui prefeituras, secretarias estaduais e federais, órgãos de planejamento e controle ambiental, empresas públicas e, principalmente privadas.
 
Autorização: Portaria n° 1.816 de 22 de Dezembro de 2009 – Publicado no D.O.U de 23 de Dezembro de 2009
 
Duração: 5 anos
 
Coordenação
Prof. Dra. Angela Maria Montes Peral Valente
E-mail: angela.valente@uniesp.edu.br
Telefone: (19) 3756-2300
 
 
 
 


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco